Terapia individual ou de casal? Como escolher?

Os dois tipos de conflitos mais comuns nos casamentos envolvem o que denominamos de Simbiose Criativa ou Simbiose Dissociativa.

Traduzindo para a nossa linguagem, os casos de Simbiose Criativa são aqueles em que ambos reclamam um do outro e exigem que o parceiro satisfaça o ideal de seu oposto, inclusive de sua função inferior, ou seja, são pessoas que se unem a outras pela famosa ideia de que “os opostos se atraem”. Essas pessoas normalmente se unem umas as outras por enxergarem no outro características que elas admiram e desejariam ter em si mesmas e que, em alguns momentos, podem até causar inveja do parceiro que as possui. Alguns exemplos muito comuns são casais onde encontramos uma pessoa muito tímida e outra muito extrovertida ou uma pessoa muito sociável e outra mais reservada, etc. Nesses casos, temos conflitos dentro de um desenvolvimento criativo pois, cada parceiro, no fundo, deseja ter, também para si, alguns aspectos da personalidade do outro. Por essa razão a abertura e a disposição de ambos os parceiros para as sessões de terapia de casal são maiores, pois há um interesse muito mais imediato de desenvolver, em si mesmo, aquilo que o outro desempenha. À medida que essa simbiose criativa for sendo elaborada pelo casal sem conflitos destrutivos (pois conflitos sempre existem e podem até ser construtivos), obviamente este casal estará bem e não precisará de ajuda terapêutica, pois estará evoluindo dentro de uma dialética criativa (ou seja, auxiliando o desenvolvimento de suas personalidades). Caso essa forma de união (pela simbiose criativa) esteja trazendo conflitos destrutivos ao casal, aí sim temos uma situação na qual a terapia de casais é altamente indicada e deve ser procurada, pois em outro caso, esses conflitos poderiam levar o casal à separação.

Nos casos de Simbiose Criativa, seria portanto um desperdício enviar tais casais para a terapia individual, pois se perderia uma oportunidade única para um trabalho produtivo, visto que é exatamente este tipo de relação de simbiose que oferece a maior possibilidade de desenvolver e fortalecer a relação, o que não ocorreria se estas pessoas estivessem separadas, ou seja, essa grande oportunidade de desenvolvimento de suas personalidades depende dessa relação.

O segundo tipo de conflito muito comum nos casamentos é a chamada Simbiose Dissociativa. Ocorre quando os parceiros se unem por enxergar no outro aspectos que eles rejeitam ou abominam em sua própria personalidade. Nesses casos, um parceiro “usa” o outro para atacar e destruir os seus opostos e, principalmente, a sua função inferior, que foi no outro projetada ou totalmente depositada. São pessoas que criticando e acusam tanto o seu parceiro que fazem seus parentes e amigos não compreenderem como ainda assim eles podem estar juntos. Por exemplo, uma pessoa que se sente, de forma inconsciente, intelectualmente inferior a outras (mesmo que possa não ser) e não admite essa ideia sobre sua própria personalidade, poderia se unir a outra pessoa que ela considera, de forma inconsciente ou consciente, intelectualmente inferior (mesmo que também não seja). Ao se unir com essa pessoa a primeira passaria a criticá-la constantemente por considerá-la “intelectualmente inferior”, sem perceber que essa é a imagem que ela rejeita e abomina em si mesma. Essa rejeição é tão forte que faz com que as críticas não sejam comuns, mas que sejam críticas constantes e carregadas de grande amargura e ódio por ambos os parceiros, que mesmo brigando constantemente, sentem que praticamente “precisam um do outro”- necessidade que realmente ocorre porque ambos precisam um do outro (por isso o nome simbiose) para complementar as suas neuroses e suportar as suas próprias “sombras”. Ocorre entre eles uma constante ativação de um mecanismos de defesa (que todos podemos apresentar em maior ou menor grau) que chamamos de projeção (projetar no outro as suas sombras, ou seja, “transferir” para o outro algo que se rejeita na própria personalidade, visando uma proteção da sua auto-estima). Devido ao comportamento ser o mesmo para ambas as partes, não há condições de nenhum dos parceiros de receber essas projeções (essas críticas) e elaborá-las de maneira construtiva. As brigas são tão desgastantes que impedem que o amor conjugal possa florescer e por essa razão o ideal é que ambos recorram, urgentemente, a terapias individuais caso desejem manter a relação atual ou até construir uma relação saudável com outro parceiro, pois caso não sejam tratadas, essas pessoas tenderão a buscar outros parceiros que se comportem da mesma forma (complementando também a sua necessidade de projeção).

Sobre a profissional
Cintia Fernandes | Terapeuta de Casais. Psicóloga especializada em Terapia de Casais. Atendimento presencial (consultório em Curitiba) ou online. Atendimento de Casais e de Adultos Individual. Parceria com Babá (caso necessário, possuo parceria com uma babá para cuidar dos seus filhos durante a sessão, e no mesmo local do atendimento - na recepção que fica dentro do consultório, com uma caixa de brinquedos). A recepção ficará trancada e a chave ficará apenas comigo, de forma que ninguém possa entrar ou sair, garantindo assim a segurança dos seus filhos e a sua tranquilidade). Graduação em Psicologia pela PUCPR - 2005. Formação em Terapia Sistêmica de Casais – Instituto de Terapia e Centro de Estudos da Família – INTERCEF. Formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva - NYC Institute for Schema Therapy. Curso de Terapia de Casais – Centro de Estudos Avançados de Psicologia – CEAP. Atendimento com abordagem multidisciplinar, incluindo as duas abordagens consideradas mais eficientes para a Terapia de Casais: a Cognitivo-comportamental e a Terapia do Esquema, incluindo alguns conceitos da Teoria do Apego, da Gestalt , da Psicologia Sistêmica e da Psicologia Analítica. Idealizadora e criadora do método "MASP Choices", que associa a renomada Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP a diversas teorias de Psicologia e Comunicação, permitindo assim a aplicação desta metodologia na análise e resolução de conflitos dos relacionamentos amorosos, de forma simples, prática e eficiente. Criadora do Workshop Choices - Coaching para Casais (com base no método MASP-Choices, abordando as 15 áreas de conflitos mais comuns nos relacionamentos e as estratégias para amenizá-los). Palestrante. Fique à vontade para entrar em contato!

Envie o seu comentário

*