“Casal que não briga, se separa”

Brigas e discussões são sempre causadas por diferenças na visão dos parceiros sobre uma mesma situação. Assim como costuma-se dizer que conversas sem quaisquer contrariedades  e opiniões diferentes não levam a lugar algum, a total inexistência de discordâncias acaba por estagnar o desenvolvimento da relação, que se mantém sempre igual, e o casamento se findará por falta de vida e transformação.

Portanto, como tudo que é vivo, a relação conjugal deve ter os momentos de encontro e os de confronto, nos quais a vivência das polaridades possa trazer transformações. Como diz o provérbio que intitula esse post: ” casal que não briga, separa-se”, as diferenças devem sim ser vividas, pois, se ficarem reprimidas, acabarão desgastando e destruindo a relação, com mágoas e ressentimentos.

Se uma pessoa se casa com outra que sempre concorda com seu comportamentos porque pensa e age da mesma forma ou que não concorde mas ainda assim, nunca nunca se oponha às suas visões de vida, ambas estarão impedindo o tão desejado desenvolvimento de suas personalidades e consequentemente, da sua relação, que se tornará uma experiência monótona e sem qualquer desafio.

Isso explica porque o chamado “princípio dos opostos” é a base pela qual o psiquiatra e psicoterapeuta suíço Jung procura entender o desenvolvimento do ser humano. Através dessas polaridades, tentamos compreender os fenômenos do mundo por meio da lógica dialética, como uma luta entre forças opostas, numa contínua tensão dinâmica. Dessa vivência polar ( entre dois pólos diferentes) resultam transformações e uma evolução, pois os contrários tem uma função reguladora.

Imaginem a relação entre duas pessoas extremamente focadas na sua vida profissional; o mais provável é que elas canalizem tanta energia para o trabalho que a sua relação acabe por se tornar cada vez mais enfraquecida, pois todas as áreas da vida devem receber algum nível de atenção, embora obviamente, as prioridades entre umas e outra possam ter diferentes pesos em cada fase da vida.

O relacionamento entre duas pessoas extremamente sociáveis também poderia acabar por ruir a saúde do casamento, pois provavelmente ambos focariam tanta energia no ambiente social (parentes e amigos) que as suas vivências mais íntimas abariam tornando-se amenas e superficiais.

Portanto, deve sim haver “discordâncias” em todas as áreas e momentos da vida de cada casal, para quem ambos possam perceber a possibilidade de caminhos diferentes e possam então equilibrar as suas escolhas e atitudes.

O foco excessivo no cuidado com as crianças em detrimento da sexualidade do casal, o foco excessivo no trabalho, na vida social ou na individualidade em detrimento da relação conjugal, entre outras atitudes de exagero devem ser sempre revistas e desafiadas para poderem ser equilibradas.

A tensão entre os opostos gera uma tensão energética. Essa tensão pode ser reprimida  (opiniões diferentes são guardadas, causando a estagnação na relação) ou liberada ( por meio da exposição das discordâncias) e é a  liberação de energia possibilitada por essa tensão que trará mais vivacidade e crescimento para a relação.

Portanto, opiniões e diferentes visões de vida pode ser extremante úteis à relação, caso sejam expostas e trabalhadas de forma madura, ou seja, por meio de discussões saudáveis, através uma comunicação limpa, clara, sem preconceitos e, principalmente, sem agressões.

Essa forma de comunicação madura pode ser alcançada por meio de ajuda terapêutica, pois com a terapia de casal um passa a compreender melhor a forma de pensar e de agir do outro parceiro e assim conseguem se expressar e se fazer entender de forma mais assertiva e ambos passam então a refletir e a ponderar os seus comportamentos de uma forma mais equilibrada.

Sobre a profissional
Cintia Fernandes | Terapeuta de Casais. Psicóloga especializada em Terapia de Casais. Atendimento presencial (consultório em Curitiba) ou online. Atendimento de Casais e de Adultos Individual. Parceria com Babá (caso necessário, possuo parceria com uma babá para cuidar dos seus filhos durante a sessão, e no mesmo local do atendimento - na recepção que fica dentro do consultório, com uma caixa de brinquedos). A recepção ficará trancada e a chave ficará apenas comigo, de forma que ninguém possa entrar ou sair, garantindo assim a segurança dos seus filhos e a sua tranquilidade). Graduação em Psicologia pela PUCPR - 2005. Formação em Terapia Sistêmica de Casais – Instituto de Terapia e Centro de Estudos da Família – INTERCEF. Formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva - NYC Institute for Schema Therapy. Curso de Terapia de Casais – Centro de Estudos Avançados de Psicologia – CEAP. Atendimento com abordagem multidisciplinar, incluindo as duas abordagens consideradas mais eficientes para a Terapia de Casais: a Cognitivo-comportamental e a Terapia do Esquema, incluindo alguns conceitos da Teoria do Apego, da Gestalt , da Psicologia Sistêmica e da Psicologia Analítica. Idealizadora e criadora do método "MASP Choices", que associa a renomada Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP a diversas teorias de Psicologia e Comunicação, permitindo assim a aplicação desta metodologia na análise e resolução de conflitos dos relacionamentos amorosos, de forma simples, prática e eficiente. Criadora do Workshop Choices - Coaching para Casais (com base no método MASP-Choices, abordando as 15 áreas de conflitos mais comuns nos relacionamentos e as estratégias para amenizá-los). Palestrante. Fique à vontade para entrar em contato!

Envie o seu comentário

*