Como funciona a terapia de casal? Parte 1

A terapia de casal busca ajudar os parceiros a buscar a melhor solução para os seus problemas, seja ela obtida por meio da manutenção e melhoria da qualidade do casamento (que é, normalmente, o desejo da maioria dos casais) ou por meio da sua separação.

A terapia de casal portanto, auxilia os parceiros a enfrentarem suas dificuldades, abrindo espaço de diálogo e reflexão. Ao fazer a mediação, o terapeuta facilita uma comunicação muitas vezes difícil, uma vez que os ânimos ficam exaltados e a capacidade de escuta e disponibilidade para o outro se encontram reduzidas.

E como o terapeuta pode ajudar o casal a enfrentar essas dificuldades? Ajudando-os a conhecerem melhor as características mais intrínsecas da sua relação, as raízes das suas dificuldades de comunicação e os mecanismos de defesa presentes no vínculo. Para isso, o terapeuta reúne informações que vão desde uma análise do contexto em que se dá a vida cotidiana do casal (sobretudo os conflitos), até informações sobre suas experiências familiares, afetivas  e sociais e as também as informações contidas nos seus relatos, por meio das emoções e reações dos parceiros no momento em que relatam as suas vivências conjugais. O terapeuta busca também identificar as expectativas, projeções e fantasias dos parceiros, um sobre o outro e também a respeito das suas visões sobre um casamento “ideal”, para que possam ser trabalhadas no sentido de ajudar o casal a conviverem de forma mais eficaz e realista.

Além disso, durante a terapia de casal, o profissional busca também esclarecer aos parceiros, as formas pensar e agir de cada um, apoiando-se na identificação de suas diferentes personalidades, o que inclui seus temperamentos natos, de seus tipos psicológicos e outras tendências de comportamento diante de diversas circunstâncias, pois a falta de compreensão acerca dessas diferenças é o que muitas vezes causa grandes transtornos, pois muitas vezes os parceiros apresentam formas completamente opostas de compreender e lidar com a realidade que os cerca.  Com a análise e o consequente esclarecimento sobre os problemas de comunicação entre o casal e suas diferentes formas de enxergar os seus conflitos, o terapeuta pode ajudá-los a se comunicarem e a se compreenderem de uma forma nunca conseguida antes, amenizando assim muitos dos conflitos da relação e também, ajudando o casal a se prever contra possíveis novos conflitos, que poderão ser superados de uma maneira mais assertiva e menos degastante.

Essas são apenas algumas das formas pelas quais a terapia de casal pode ajudar a melhor a relação dos cônjuges. Na prática, as estratégias são numerosas e variam sempre de acordo com a situação atual e as personalidades presentes em cada casal.

Veja um resumo dos objetivos da terapia de casal:

  • Melhorar a comunicação, tornando-a mais clara e assertiva;
  • Identificar objetivos comuns entre os parceiros
  • Negociar e equilibrar as diferenças individuais
  • Desenvolver estratégias para manter e fortalecer o compromisso
  • Superar a infidelidade ou traição
  • Melhorar a vida sexual
  • Ajudar os cônjuges a identificar as reais raízes dos seus problemas para poderem buscar soluções de uma maneira mais rápida e eficiente;
  • Ajudar aos parceiros a compreenderem mais profundamente as suas diferentes personalidades, pois a maioria dos conflitos são causados pelas diferenças nas formas de cada um pensar e agir;
  • Ajudar o casal a compreender melhor as necessidades de um e de outro;
  • Ajudar o casal a se reconciliar de forma mais rápida;
  • Reduzir a frequência de discussões e torná-las menos desgastantes;
  • Ajudar ambos a superarem as dificuldades da rotina no casamento;
  • Ajudar os parceiros a recuperarem o interesse um pelo outro;
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas;
  • Mudar padrões de comportamentos que levam à discórdia conjugal;
  • Reestruturar padrões de pensamentos disfuncionais e prejudiciais;
  • Ajudar o casal a lidar com possíveis novos conflitos de maneira mais consciente, eficiente e menos desgastante;
  • Ajudar o casal a prevenir novos conflitos;
  • Melhorar a qualidade geral do relacionamento e a satisfação conjugal.

A primeira sessão pode ocorrer com o casal ou com apenas um dos cônjuges, porém é importante que ambos saibam que  as sessões deverão ser sempre muito transparentes e também que o terapeuta nunca estará “a serviço de apenas um dos cônjuges”; pois o papel do terapeuta não é o de “dar razão” a um ou ao outro parceiro, mas sim de ajudar ambos a encontrar as melhores soluções para seus conflitos, de uma forma eficiente, madura e principalmente, duradoura pois, além de possibilitar uma melhora significativa na situação atual do casal, um bom terapeuta deve estar apto a capacitar o casal para que este possa se prevenir e também lidar com possíveis novos conflitos de forma muito mais rápida visto que, após a terapia, eles terão uma compreensão muito mais clara sobre os seus desentendimentos, tanto em relação a sua comunicação como em relação ao que eles realmente buscam e podem oferecer um ao outro.

Temos as respostas para as suas  dúvidas então fique à vontade para entrar em contato conosco, ou então nos informar seu telefone para que possamos ligar para você.

Será que no meu caso específico a Terapia de Casal funcionaria? Sim, a Psicologia se adapta aos mais diferentes padrões de relacionamentos, portanto, apenas nos diga o que está ocorrendo que poderemos sim ajudá-los.

Meu marido/esposa não acredita em Terapia de Casal, o que devo dizer para fazer com que ele(a) pelo menos tente? Para isso precisamos saber o motivo principal dessa resistência e ajudá-lo a conversar com seu parceiro(a) focando exatamente na dúvida/receio dele(a).

Terapia de Casal pode ajudar em casos de infidelidade? Sim, porém também depende da postura do casal diante desse assunto delicado. Entre em contato conosco e poderemos te aconselhar dentro do seu caso específico.

Não permita que os conflitos se acumulem e desgastem a sua relação. Entre em contato conosco para que possamos pelo menos tirar suas dúvidas antes de você tomar a sua decisão.

ENTRE EM CONTATO AGORA


 

Porém, caso você ou seu parceiro(a) não desejem fazer uma terapia de casal nesse momento, a nossa sugestão é o Workshop Choices | Coaching para Casais, um workshop online de apenas 12 horas (3 horas por semana) que oferece ferramentas práticas e eficientes para que os casais possam:
1. Identificar e mapear os principais conflitos do seu relacionamento;
2. Identificar e compreender as suas possíveis causas;
3. Aprender estratégias simples , práticas e eficientes para solucionar e prevenir esses conflitos.

Para saber mais sobre o Workshop Choices e sua eficiente e exclusiva metodologia de solução de problemas, clique aqui.

A qualidade de vida dos seus próximos anos estão em suas mãos, o que você vai fazer com eles? Ler esse site ao buscar conhecimento e ajuda já é o primeiro passo dado. Parabéns pela atitude de coragem, siga em frente pois você está no caminho certo.

Cordialmente,

Cintia Fernandes.

Psicóloga especializada em Terapia de Casais | CRP – 08/23079

Atendimento em consultório (Curitiba), online ou a domicílio.

Segunda à Sexta: manhã/tarde/noite.  |  Sábados: manhã

Sobre a profissional
Cintia Fernandes | Terapeuta de Casais. Psicóloga especializada em Terapia de Casais. Atendimento presencial (consultório em Curitiba) ou online. Atendimento de Casais e de Adultos Individual. Parceria com Babá (caso necessário, possuo parceria com uma babá para cuidar dos seus filhos durante a sessão, e no mesmo local do atendimento - na recepção que fica dentro do consultório, com uma caixa de brinquedos). A recepção ficará trancada e a chave ficará apenas comigo, de forma que ninguém possa entrar ou sair, garantindo assim a segurança dos seus filhos e a sua tranquilidade). Graduação em Psicologia pela PUCPR - 2005. Formação em Terapia Sistêmica de Casais – Instituto de Terapia e Centro de Estudos da Família – INTERCEF. Formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva - NYC Institute for Schema Therapy. Curso de Terapia de Casais – Centro de Estudos Avançados de Psicologia – CEAP. Atendimento com abordagem multidisciplinar, incluindo as duas abordagens consideradas mais eficientes para a Terapia de Casais: a Cognitivo-comportamental e a Terapia do Esquema, incluindo alguns conceitos da Teoria do Apego, da Gestalt , da Psicologia Sistêmica e da Psicologia Analítica. Idealizadora e criadora do método "MASP Choices", que associa a renomada Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP a diversas teorias de Psicologia e Comunicação, permitindo assim a aplicação desta metodologia na análise e resolução de conflitos dos relacionamentos amorosos, de forma simples, prática e eficiente. Criadora do Workshop Choices - Coaching para Casais (com base no método MASP-Choices, abordando as 15 áreas de conflitos mais comuns nos relacionamentos e as estratégias para amenizá-los). Palestrante. Fique à vontade para entrar em contato!

Envie o seu comentário

*