Problemas de Comunicação entre o Casal

Você quer uma dica valiosíssima para diminuir as brigas e discussões no seu casamento? Pois podemos afirmar, com convicção, que a maioria dos conflitos nos casamentos poderiam ser evitados ou, ao menos amenizados, se os cônjuges se dispusessem a:

1) Antes de mais nada, admitir que sim, eles tem, assim como todos os outros casais da humanidade,  diversos problemas de comunicação;

2) Buscar descobrir quais são os problemas  e dificuldades de comunicação mais comuns para ambos os parceiros (nunca é apenas um, sempre são os dois)

3) Buscassem solucionar esse problemas.

Durante a terapia de casal esses padrões de comunicação são facilmente percebidos e o terapeuta temo dever de esclarecer ao casal os problemas que ele identifica e ajudar ambos a desenvolverem uma forma de comunicação mais clara e assertiva que, por sua vez, irá ajudá-los a diminuir a frequências das brigas e discussões e também a diminuir a intensidade das discussões que vierem a se acontecer futuramente. Porque opiniões divergentes sempre irão ocorrer em todos os casais; o que faz diferença é como cada casal lida com essas situações de discordância.

Veja agora alguns dos problemas  e erros mais comuns de comunicação entre casais, as suas causas e também, o que não poderia faltar, as dicas para que eles sejam amenizados.

  1. Dificuldade de se expressar corretamente e fazer o outro compreender o seu ponto de vista. Se no momento de uma discussão você simplesmente “soltar o verbo” da forma como eles estiverem vindo à cabeça, há uma probabilidade muito grande de você estar fazendo um discurso à toa, pois  na hora do nervosismo, muitas vezes nem as próprias ideias parecem claras para si mesmo e pior, a tendência é sermos agressivos e não conseguirmos expressas o que precisamos de uma forma lógica. Portanto, prefira se acalmar por alguns minutos e refletir melhor sobre como explicar, de forma mais lógica e racional, o seu ponto de vista sobre a situação. Se você quiser que o seu marido seja mais atento com a educação emocional dos seus filhos ou quer que a sua esposa compreenda o quão cansado você chega do trabalho, não adiantará nada explicar essas situações com acaloradas reclamações do tipo “é pelo jeito você não se importa nem um pouco com os sentimentos dos seus filhos!!” ou “será que você pode me deixar em paz”?? Essas mensagens irão apenas soar como meras reclamações, e sã exatamente o acúmulo destas que fazem as relações irem se desgastando a cada dia. Preste atenção em como expressa as suas insatisfações ou, ao invés de conseguir melhorar o comportamento do outro, você está apenas desgastando a sua relação e fazendo o outro “se cansar do casamento”.
  2. Não saber com bastante clareza o resultado que pretende conseguir com a mensagem. Por exemplo, se você precisa que a sua esposa ou marido compreenda como você chega cansado do trabalho ou como você fica cansada com tantas responsabilidades e pare de te cobrar tanto nestes momentos, dizer “me deixe em paz”  ou “me dá um tempo” com certeza só vai servir para ofender e magoar o outro e, pior, o resultado que se quer nunca será alcançado. Portanto, se o que você quer é que ele ou ela COMPREENDA isso, e mude de comportamento, busque fazê-lo(a) se sentir no seu lugar. Utilize alguns exemplos da vida dele(a) e pergunte como ele ou ela se sentiria. Por exemplo: “Querida(o), como acha que se sentiria se, após uma noite de sono mal dormida por causa do nosso filho de 6 meses ( caso o outro passe por isso),  eu te acordasse reclamando e te cobrando porque o café da manhã ainda não está na mesa ou porque aquela peça do carro ainda não foi trocada?”  Fazer o outro se colocar no seu lugar, aplicando o exemplo a uma situação real da vida da outra pessoa normalmente é a forma mais eficaz  de se fazer compreender! Mas lembre-se que a situação deve ser real, não adianta usar a sua realidade com o outro, deve ser sempre um exemplo relacionado ao que o outro realmente vivencia.
  3. Dificuldade em fazer com que o outro realmente preste atenção no que você está dizendo. Por que em brigas e discussões, normalmente as pessoas costumam gritar para serem ouvidas ?Além de estar com as emoções alteradas é porque elas costumam sentir que o outro não está ouvindo de verdade ( ou seja, compreendendo de verdade) o que se quer dizer. Você já deve ter escutado falar em atenção seletiva, certo? Em meio a tantas informações que recebemos diariamente, é o mecanismo que todas as pessoas utilizam para focar a atenção (a audição, a visão, a memória, etc) no que realmente lhe interessa. E portanto, se você quiser que o outro realmente preste atenção na sua mensagem, você deve primeiro fazer com que essa pessoa sinta que ouvi-la é realmente importante. E como os valores e prioridades de cada pessoa são sempre diferentes, aqui você deve utilizar o conhecimento que tem sobre o seu marido ou esposa para atrair a sua atenção. Por exemplo, se ela é uma pessoa exigente consigo mesma e para ela ser um boa esposa é muito importante, você pode, antes de passar a sua mensagem, dizer que “esse assunto é importante para que ela possa ser a esposa que tanto deseja ser” ou, se ele valoriza a sinceridade nas pessoas, você pode dizer a ele que “nessa situação você precisa que ele seja muito sincero com você” ou que “ao não compartilhar com você o que ele está sentindo, você sente que ele não está sendo tão sincero como ele gostaria de ser”.
  4. Dificuldade em fazer com que o outro não apenas escute, mas realmente ouça (compreenda) o você está dizendo. Um outro motivo – um dos mais comuns – que praticamente impede que o outro realmente te ouça é a ocasião ( horário, local, situação, etc) . Se vocês estão em um momento de desentendimento é natural que já estejam um pouco nervosos. Se algum de vocês estiver no volante, muito cansado ou com sono, em meio a um supermercado ou até durante uma reunião com parentes ou amigos (mesmo que se isolem em uma sala ao lado por alguns minutos) e, mesmo que estejam falando baixo, é completamente compreensível que o seu marido ou esposa não vá assimile o que você está querendo dizer. Ele ou ela pode até escutar (com os ouvidos) mas não vai ouvir (compreender) porque estará se sentindo pressionado(a)  a “resolver logo o assunto” ou porque alguém o(a) está aguardando, ou porque no momento estão precisando prestar atenção em outra coisa ( por exemplo carros ou pedestres na rua). Portanto, de nada vai adiantar ter essas conversas nesses momentos. Se for o caso , diga que mais tarde vocês conversam em casa ou em qualquer outro lugar, entre quatro paredes, e sem quaisquer outras distrações ou pressões, pois tudo o que você disser ali, não fará praticamente nenhum efeito.

Em breve, mais dicas de como melhorar a comunicação entre o casal e assim diminuir a frequência de brigas e discussões no casamento.

Espero tê-los ajudado!

Sobre a profissional
Cintia Fernandes | Terapeuta de Casais. Psicóloga especializada em Terapia de Casais. Atendimento presencial (consultório em Curitiba) ou online. Atendimento de Casais e de Adultos Individual. Parceria com Babá (caso necessário, possuo parceria com uma babá para cuidar dos seus filhos durante a sessão, e no mesmo local do atendimento - na recepção que fica dentro do consultório, com uma caixa de brinquedos). A recepção ficará trancada e a chave ficará apenas comigo, de forma que ninguém possa entrar ou sair, garantindo assim a segurança dos seus filhos e a sua tranquilidade). Graduação em Psicologia pela PUCPR - 2005. Formação em Terapia Sistêmica de Casais – Instituto de Terapia e Centro de Estudos da Família – INTERCEF. Formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva - NYC Institute for Schema Therapy. Curso de Terapia de Casais – Centro de Estudos Avançados de Psicologia – CEAP. Atendimento com abordagem multidisciplinar, incluindo as duas abordagens consideradas mais eficientes para a Terapia de Casais: a Cognitivo-comportamental e a Terapia do Esquema, incluindo alguns conceitos da Teoria do Apego, da Gestalt , da Psicologia Sistêmica e da Psicologia Analítica. Idealizadora e criadora do método "MASP Choices", que associa a renomada Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP a diversas teorias de Psicologia e Comunicação, permitindo assim a aplicação desta metodologia na análise e resolução de conflitos dos relacionamentos amorosos, de forma simples, prática e eficiente. Criadora do Workshop Choices - Coaching para Casais (com base no método MASP-Choices, abordando as 15 áreas de conflitos mais comuns nos relacionamentos e as estratégias para amenizá-los). Palestrante. Fique à vontade para entrar em contato!

Envie o seu comentário

*