Conflitos entre Casal – Os tipos mais comuns

Como todos sabemos, nenhuma relação e muito menos nenhum casamento traz apenas experiências agradáveis, e por essa razão é muito importante que, principalmente as pessoas que pretendem se casar ou que até já estão noivas, tenham consciência dos tipos mais comuns de brigas entre os casais, para que possam evitar o excesso de idealização da relação , se prevenir e também se sentirem menos insatisfeitos porque “estão sempre discutindo”. Isso é comum porém nenhum casal deve se acomodar com a situação, pois  é justamente o acúmulo de pequenas discussões mal resolvidas que mais tarde podem detonar uma crise na relação. Portanto, prestar atenção à frequência dos sinais de desconforto do seu marido ou esposa e principalmente, buscar resolvê-los assim o quanto antes, é essencial para se manter uma relação saudável e “resistente à difícil realidade do cotidiano”. Então, vamos aos principais motivos dos conflitos mais comuns:

Brigas por ciúmes

Ciúmes pela roupa que a esposa está usando, ou porque o marido não sai do celular. Ciúmes pela atenção que o outro dá aos seus amigos ou pela quantidade de sorrisos e “excesso de simpatia” com a qual o outro tempo tratou aquela pessoa tão atraente..Portanto, roupas, amizades, interações nas redes sociais e até o quanto o outro se dedica ao trabalho , entre outros motivos, podem ensejar essa emoção tão difícil de se controlar que é o ciúme.

Muitos dizem que os ciúmes ajudam a apimentar a relação mas é preciso perceber quando ele está fazendo o efeito contrário e gerando desconfortos em níveis acima do normal como aumento de comportamentos , sentimentos e pensamentos como insegurança, desconfiança, tristeza, agressividade, provocações e discórdias entre o casal.

A melhor maneira de trabalhar o ciúme, para quem o sente, é tomar atitudes para cuidar e assim elevar a própria autoestima: se o que o está fazendo se sentir “menos amado” é a a aparência física, cuide dela. Se é o fato de se sentir menos interessante que outras pessoas, pense no que pode fazer para “se sentir” mais interessante pois, muitas vezes, essa impressão é apenas de quem “se sente” assim (do ciumento), o que não significa que o outro o vê dessa forma (como menos atraente ou menos interessante).

Outra alternativa para quem sente bastante ciúme é buscar formas de fortalecer a autoestima, o que não significa apenas cuidar da beleza física, mas também da sua vida emocional, mental e espiritual.

Já para quem é “acusado” de causar o ciúme, a dica é demonstrar mais afetividade e admiração pelo parceiro, tanto por meio de palavras como de atitudes, pois se ele está sentindo ciúme, é porque está com a sensação de que está “perdendo a sua atenção, afeto ou admiração” para outras pessoas (ou coisas, como o trabalho e até o futebol ou o shopping).

Caso o ciúme esteja causando muito desconforto é importante que o casal busque ajuda terapêutica, pois como essa emoção é  forte e é muito difícil de ser controlada,  ela afeta muitos aspectos da relação, tornado-se um desafio muito grande para o casal enfrentar e resolver sozinho.

Brigas pelas amizades do outro

No caso das causas seguintes, a dia é sempre a mesma. Tanto para quem sente o ciúme como para quem é acusado de causá-lo,

Frases como “seus amigos são uns babacas e ficam te chamando para sair todo dia”, “suas amigas não gostam de mim e fazem de tudo para que a gente se afaste”, “você prefere sair com eles do que estar comigo”, “você dá mais atenção para elas do que para mim”, entre outras acusações, são muito comuns e geram brigas constantes entre alguns casais.

No caso de ciúmes causados pelas amizades do seu marido ou esposa, o importante é identificar por quê exatamente se está sentindo ciúmes e então buscar formas de se fortalecer em relação ao que está te deixando inseguro ou de realmente descobrir o porque o seu marido ou esposa realmente pode estar se sentindo mais satisfeito na companhia dos amigos dele(a) . Por exemplo, se a sua impressão é que os amigos dele(a) parecem mais divertidos que você, ou que ele/ela parece mais relaxado(a) quando está com eles, você deve buscar maneiras de também se sentir dessa forma ( se for apenas uma impressão tua) ou até de fazer o seu parceiro realmente se sentir descontraído e relaxado ao seu lado, pois pode ser que não seja apenas uma impressão… pode ser que realmente você precise mudar um pouco do seu comportamento.

Mas lembre-se que também é preciso ter em mente que o seu parceiro, antes de ser “o(a) seu namorado(a)” ou “marido/esposa”, precisa ter sua individualidade respeitada, ter suas próprias opiniões e principalmente liberdade para escolher o tipo de amizade que gosta de ter. O que você deve se atentar apenas é para a quantidade de tempo que ele ou ela dedica a essas amizades e então seguir as dicas acima.

E a recíproca é verdadeira, pois você também deve ter sua individualidade e manter a amizade com as pessoas que são importantes para você sem com isso causar ciúmes e brigas com o seu parceiro.

Brigas por causa das tarefas domésticas

São muitos os casais que dizem que, enquanto namoravam, não tinham grandes brigas, mas, a partir do momento em que passaram a morar juntos, as discussões se tornaram muito mais frequentes… Mas por quê isso acontece? Como evitar que essas brigas constantes estraguem a relação?

Primeiro, deve-se ter em mente de que o casamento exige sim um compromisso mais profundo e que muitas vezes exigem que ambos os parceiros abram mão de certas coisas. Porém, é essencial que os dois estejam dispostos a encarar essa “saída da zona de conforto” em prol da saúde do casamento. Pois é realmente impossível que não haja momentos em que tenham que dividir tarefas consideradas, digamos, não muito divertidas, como como lavar a louça, levar as crianças para a escola, fazer compras no supermercado etc. O casal deve distribuir as tarefas de uma forma que seja considerada justa para ambos – aqui não importa o que dizem as regras sociais, o importa é que ambos estejam realmente satisfeitos com a situação, sem se sentirem “injustiçados” e principalmente, sem sentir esses compromissos como algo pesado demais, aprisionador, ou como algo que fere a sua identidade e autoestima, pois o problema não é o casamento em si, mas a forma como as pessoas o vivenciam.

E como a terapia de casal pode ajudar? Nesses casos, a função do terapeuta de casal , entre outras, será de

  1. Identificar os motivos principais pelos quais essas tarefas estão afetando os cônjuges e de que forma;
  2. Ajudar o casal a compreender o lado do outro – como isso afeta a cada um
  3. Ajudar o casal a expressar essas insatisfações de forma mais clara e objetiva, conseguindo se fazer entender
  4. Auxiliá-los a encontrar uma solução para reduzir a frequência , amenizar a intensidade e prevenir as brigas e discussões causadas pela distribuição dos afazeres domésticos
  5. Auxilia o casal lidar com essas situações de forma menos desgastante.

Outros motivos das brigas mais comuns entre casais (abaixo) serão publicados em breve, no post “Tipos mais comuns de brigas entre casal – Parte 2.”

Brigas por causa do trabalho

Brigas por causa do dinheiro

Brigas por carência ou falta de atenção

Brigas por causa dos filhos

Brigas por causa dos sogros

Brigas por causa do celular

Brigas por causa do computador/internet ; sim, isso mesmo!

Brigas por causa do sexo

Brigas por “nada demais”

Esperamos tê-los ajudado de alguma forma!

Sobre a profissional
Cintia Fernandes | Terapeuta de Casais. Psicóloga especializada em Terapia de Casais. Atendimento presencial (consultório em Curitiba) ou online. Atendimento de Casais e de Adultos Individual. Parceria com Babá (caso necessário, possuo parceria com uma babá para cuidar dos seus filhos durante a sessão, e no mesmo local do atendimento - na recepção que fica dentro do consultório, com uma caixa de brinquedos). A recepção ficará trancada e a chave ficará apenas comigo, de forma que ninguém possa entrar ou sair, garantindo assim a segurança dos seus filhos e a sua tranquilidade). Graduação em Psicologia pela PUCPR - 2005. Formação em Terapia Sistêmica de Casais – Instituto de Terapia e Centro de Estudos da Família – INTERCEF. Formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva - NYC Institute for Schema Therapy. Curso de Terapia de Casais – Centro de Estudos Avançados de Psicologia – CEAP. Atendimento com abordagem multidisciplinar, incluindo as duas abordagens consideradas mais eficientes para a Terapia de Casais: a Cognitivo-comportamental e a Terapia do Esquema, incluindo alguns conceitos da Teoria do Apego, da Gestalt , da Psicologia Sistêmica e da Psicologia Analítica. Idealizadora e criadora do método "MASP Choices", que associa a renomada Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP a diversas teorias de Psicologia e Comunicação, permitindo assim a aplicação desta metodologia na análise e resolução de conflitos dos relacionamentos amorosos, de forma simples, prática e eficiente. Criadora do Workshop Choices - Coaching para Casais (com base no método MASP-Choices, abordando as 15 áreas de conflitos mais comuns nos relacionamentos e as estratégias para amenizá-los). Palestrante. Fique à vontade para entrar em contato!

Envie o seu comentário

*