Conflitos que Fortalecem a Relação

Acredito que todos os casais, quando passam a morar juntos e começam a perceber alguns novos conflitos que antes não era comuns na relação, sentem uma certa ansiedade e receio de que essa situação, possa, mais tarde, se tornar intolerável e causar uma separação.

Mas é importante lembrar que, por mais estranho que pareça, os conflitos são saudáveis para os casais, pois é exatamente pelas suas diferenças de valores, crenças, opiniões e comportamentos  que ambos maridos e esposas se ajudam no desenvolvimento de suas personalidades. As discordâncias fazem com que cada um reflita sobre novos pontos de vista, enriquecendo seus pensamentos e formas de lidar com a vida. Como o velho ditado “casal que não briga, se separa”  ( o certo seria casal que não tem conflitos mas mesmo assim a mensagem está transmitida).

Vale aqui diferenciar um do outro: conflitos representam dificuldades em lidar com as diferenças de opiniões, interesses e necessidades de duas ou mais pessoas. Muitas vezes esses conflitos ( naturais em todo e qualquer tipo de relação humana), tornam-se brigas, pois a eles são adicionadas emoções negativas que fazem um ou ambos os lados se agredirem verbal ou até fisicamente.

Portanto, conflitos são naturais e até saudáveis porque são construtivos. Já as brigas, são os conflitos que se tornam destrutivos.

Diante dos conflitos podemos agir de 3 formas: ignorá-los ( de qualquer forma uma hora eles virão à tona), reagir com agressões verbais ou físicas ou lidar com eles, encontrando uma solução que ambos os lados possam aceitar.

A ideia aqui não é um ganhar e outro perder como muitos casais costumam encarar as discussões, mas sim encontrar um ponto em que ambos possam se sentir satisfeitos. Obviamente, haverá dias em que um terá que ceder ao outro e dias em que terá que se impor. Com o amadurecimento da relação frente aos conflitos essa troca começar a ocorrer naturalmente , e de acordo com cada situação: um dia um cede, outro dia o outro cede e assim vão entrando em equilíbrio. Esse “ceder” não significa perder, mas sim demonstrar maturidade e sabedoria em perceber que, após um diálogo que mostre os prós e contras de cada ponto de vista, em determinados momentos,  um dos parceiros pode sim se disponibilizar a satisfazer a necessidade do outro.

Mas tão importante quanto buscar compreender o ponto de vista do outro é justamente compreender que SEMPRE, ambos tem necessidades e desejos a serem satisfeitos, ambos desejam se sentir amados, respeitados e valorizados. Então provavelmente, o mesmo que incomoda a você, incomoda também ao seu parceiro porém algumas vezes com diferentes intensidades. Nesse caso a dica é considerar que ambos são pessoas iguais lutando pelos seus pontos de vista com a mesma convicção e desejo de serem compreendidos. Essa empatia pode ajudá-los a apaziguar os ânimos diante de opiniões às vezes tão divergentes.

Como a terapia de casal pode ajudar nesse sentido? Entre vários outros benefícios, o terapeuta pode auxiliar o casal a:

  • Melhorar a forma de  expressar suas necessidades, desejos e opiniões ao seu parceiro
  • Compreender melhor o que o outro tem a dizer
  • Compreender melhor o funcionamento psicológico do parceiro
  • Melhorar a forma pela qual cada um “renvidica” o que precisa do outro, de forma a ter as suas necessidades satisfeitas de forma menos desgastante
Sobre a profissional
Cintia Fernandes | Terapeuta de Casais. Psicóloga especializada em Terapia de Casais. Atendimento presencial (consultório em Curitiba) ou online. Atendimento de Casais e de Adultos Individual. Parceria com Babá (caso necessário, possuo parceria com uma babá para cuidar dos seus filhos durante a sessão, e no mesmo local do atendimento - na recepção que fica dentro do consultório, com uma caixa de brinquedos). A recepção ficará trancada e a chave ficará apenas comigo, de forma que ninguém possa entrar ou sair, garantindo assim a segurança dos seus filhos e a sua tranquilidade). Graduação em Psicologia pela PUCPR - 2005. Formação em Terapia Sistêmica de Casais – Instituto de Terapia e Centro de Estudos da Família – INTERCEF. Formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva - NYC Institute for Schema Therapy. Curso de Terapia de Casais – Centro de Estudos Avançados de Psicologia – CEAP. Atendimento com abordagem multidisciplinar, incluindo as duas abordagens consideradas mais eficientes para a Terapia de Casais: a Cognitivo-comportamental e a Terapia do Esquema, incluindo alguns conceitos da Teoria do Apego, da Gestalt , da Psicologia Sistêmica e da Psicologia Analítica. Idealizadora e criadora do método "MASP Choices", que associa a renomada Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP a diversas teorias de Psicologia e Comunicação, permitindo assim a aplicação desta metodologia na análise e resolução de conflitos dos relacionamentos amorosos, de forma simples, prática e eficiente. Criadora do Workshop Choices - Coaching para Casais (com base no método MASP-Choices, abordando as 15 áreas de conflitos mais comuns nos relacionamentos e as estratégias para amenizá-los). Palestrante. Fique à vontade para entrar em contato!

Envie o seu comentário

*