Tarefas Domésticas: Dicas para Evitar as Brigas

É natural que a grande maioria das tarefas domésticas ainda fiquem como responsabilidade das mulheres, porém nos dias de hoje, como muitas esposas, assim como os maridos, também trabalhem fora de casa, o tempo para dar conta da casa e da profissão realmente se tornou muito escasso, causando um nível muito alto de stress, para ambos, pois é natural também que, com esse excesso de responsabilidades, as mulheres fiquem mais cansadas, estressadas, irritadiças e até sem energia suficiente para outros tipos de atividades, inclusive o sexo.

Assim como homens dizem chegar exaustos do trabalho, as mulheres passam pela mesma situação e ainda carregam sobre o ombro a responsabilidade e às vezes algumas acusações por não ter dado de “conta de tudo” da forma como “deveria ser”.

Por tudo isso um dos conflitos mais comuns e que mais surgem nas sessões de terapia de casal (tanto entre casados como entre  recém-casados) envolve a distribuição das tarefas domésticas no casamento.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, pela Marital and Relationship Study, sugere que casais que dividem tarefas domésticas e o cuidado com os filhos são mais felizes e têm uma vida sexual melhor.

Os dados mostram que os casais em que a mulher foi a responsável por mais do que 60% dos cuidados com os filhos tiveram as piores avaliações em satisfação com relacionamentos e em relação à qualidade da vida sexual.

“Uma das descobertas mais importantes é que o único arranjo problemático para a qualidade do relacionamento e vida sexual do casal é quando a mulher faz a maior parte do cuidado com os filhos”, disse Daniel Carlson, professor-assistente de sociologia da Universidade Estadual da Geórgia. A equipe descobriu que quando o pai assume a maior parte ou toda a responsabilidade pelo cuidado com os filhos, isso não afeta de forma negativa a qualidade do relacionamento do casal.

Mas é claro que não vamos sugerir que os homens façam 100% das tarefas, porque o ideal é sempre uma distribuição justa. Portanto, seguem abaixo algumas dicas especiais para que vocês possam distribuir as tarefas domésticas de uma forma mais justa no casamento, considerando que ambos os cônjuges trabalhem fora de casa. Seguem as reclamações mais comuns do casais e, em seguida, as dicas para amenizar os conflitos provenientes de cada uma dessas queixas:

“Ela pede e quando faço ela reclama de como fiz”

  • Seja menos crítica

A maior reclamação dos homens é a de que sua esposa é muito crítica e detalhista quanto à organização doméstica. O fato é que sempre há como melhorar, mas não podemos exigir que o outro faça exatamente do nosso jeito.

“Eu faço tudo e ele nunca ajuda porque ele realmente detesta”

  • Distribuam as tarefas de maneira justa (de acordo com as preferências de tarefas, habilidades e horários)

A recomendação é que cada um escolha as responsabilidades de acordo com suas habilidades e preferências (incluindo o “peso” que cada um confere a cada tarefa)

“Eu faço tudo e ele nunca ajuda porque  ele acha que “isso é responsabilidade da mulher”

  • Não ceda às expectativas de papéis

Essas opiniões podem ter base na família de origem do seu marido. Mas sendo realistas, todos devem compreender que seu tempo é precioso também. E cansaço é igual para qualquer ser humano, seja homem ou mulher!

  • Se ele realmente tiver algum tempo o ideal é que te ajude no que for possível

“Ela me cobra na hora errada”

  • Escolha o momento certo para pedir ajuda

Quando você chega em casa cansado do trabalho qual é o primeiro pensamento que vêm a mente? Sentar e dar uma relaxada no sofá é uma das opções, não é mesmo? Por isso, nada de recepcionar o seu esposo com o rodo e o pano de chão dando as ordens do que precisa ser feito, afinal você não gostaria de ser recebida assim – gostaria?. Espere ele chegar, trocar de roupas. Tomem um café da tarde juntos e então aborde o assunto: “amor, vamos limpar a casa?”

“Ela faz tudo e fica reclamando ou dando indiretas”

  • Seja clara

Peça e aceite ajuda, sem indiretas

“Faço tudo sozinha porque ele faz mal feito”

  • Seja menos crítica

A maior reclamação dos homens é a de que sua esposa é muito crítica e detalhista quanto à organização doméstica. O fato é que sempre há como melhorar, mas não podemos exigir que o outro faça exatamente do nosso jeito.

“Ela reclama de qualquer “baguncinha”ou “Ele faz muita bagunça”

  • Sejam realistas

A tal “baguncinha” é realmente uma bagunça ou um exagero da parte de algum dos dois? Conversem e cedam , cada um um pouco.

Agora, se sua mulher trabalha fora e dentro de casa, realmente é muita coisa uma pessoa  só resolver, não acha?

“Ela me cobra o tempo todo”/ “Tenho que cobrar se não ele nao faz”

  • Mantenham a distribuição de tarefas pré-determinada

Assim ambos já sabem o que fazer e ninguém deve ser sentir obrigada a cobrar e nem ser cobrado, por que essa cobrança é desgastante e estressante para ambos os lados

“Mesmo dividindo a tarefas temos tido dificuldades para dar conta de tudo”

  • Liste as prioridades do casal

Discutam o que vocês acham sobre as refeições serem cozinhadas em casa, ou serem congeladas ou comer fora de vez em quando. Se refeições caseiras forem mais importantes para você e seu parceiro, então alguém vai ter de fazer as compras, cozinhar e depois limpar. Por outro lado, se economizar tempo é a prioridade, vocês podem comer fora ou pedir comida pelo telefone.

“Eu já ajudo, mas ela continua reclamando”

  • Entrem em acordo com os hábitos de cada um

Lembrem-se que em casal não pode ser exatamente e sempre do jeito que cada um quer. Então conversem com calma e anotem o que podem negociar. OK, podemos tolerar que os sapatos fiquem naquele local por um tempo (a sua esposa cede um pouco para você), mas não por tanto tempo (você cede um pouco para a sua esposa). Podemos entrar num acordo quanto à louça também? E quais pontos cada um está disposto a ceder? Porque ambos deverão ceder um pouco, basta negociar.

  • “Tolere um pouco de bagunça”

Afinal, como já dizia Drumond, “Casa com vida, quela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar”…

Casa arrumada é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa
entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um
cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os
móveis, afofando as almofadas…
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida…
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras
e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições
fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,
passaporte e vela de aniversário, tudo junto…
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos…
Netos, pros vizinhos…
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca
ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias…
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela…
E reconhecer nela o seu lugar.

Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)

Compartilhar as tarefas domésticas também é uma prova de amor.

Sobre a profissional
Cintia Fernandes | Terapeuta de Casais. Psicóloga especializada em Terapia de Casais. Atendimento presencial (consultório em Curitiba) ou online. Atendimento de Casais e de Adultos Individual. Parceria com Babá (caso necessário, possuo parceria com uma babá para cuidar dos seus filhos durante a sessão, e no mesmo local do atendimento - na recepção que fica dentro do consultório, com uma caixa de brinquedos). A recepção ficará trancada e a chave ficará apenas comigo, de forma que ninguém possa entrar ou sair, garantindo assim a segurança dos seus filhos e a sua tranquilidade). Graduação em Psicologia pela PUCPR - 2005. Formação em Terapia Sistêmica de Casais – Instituto de Terapia e Centro de Estudos da Família – INTERCEF. Formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva - NYC Institute for Schema Therapy. Curso de Terapia de Casais – Centro de Estudos Avançados de Psicologia – CEAP. Atendimento com abordagem multidisciplinar, incluindo as duas abordagens consideradas mais eficientes para a Terapia de Casais: a Cognitivo-comportamental e a Terapia do Esquema, incluindo alguns conceitos da Teoria do Apego, da Gestalt , da Psicologia Sistêmica e da Psicologia Analítica. Idealizadora e criadora do método "MASP Choices", que associa a renomada Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP a diversas teorias de Psicologia e Comunicação, permitindo assim a aplicação desta metodologia na análise e resolução de conflitos dos relacionamentos amorosos, de forma simples, prática e eficiente. Criadora do Workshop Choices - Coaching para Casais (com base no método MASP-Choices, abordando as 15 áreas de conflitos mais comuns nos relacionamentos e as estratégias para amenizá-los). Palestrante. Fique à vontade para entrar em contato!

Envie o seu comentário

*