Dicas de Como Convencer Seu Cônjuge a Fazer Terapia de Casal

Os casais sempre percebem quando estão precisando melhorar algumas questões nos seus relacionamentos, porém, nem sempre ambos decidem buscar ajuda ou, se decidem, muitas vezes isso não ocorre no mesmo momento para os dois. E essa decisão conjunta, no momento certo, é essencial para que o casal consiga realmente resolver os seus conflitos a tempo de manter a sua união, pois quando isso não acontece no tempo certo, esses conflitos tendem a acumular e a enfraquecer o amor de ambos. Afinal, o que faz os casais se unirem e desejarem compartilhar as suas vidas é o prazer em estar junto, certo? É este prazer com a companhia do outro que o faz pensar: sim, é esta pessoa que eu amo e com quem quero viver. Mas quando esses momentos de prazer começam pouco a pouco a serem acompanhados por muitos sentimentos de tensão, irritação, críticas constantes e principalmente, mágoas, como continuar sentindo o mesmo amor? Será que ele desaparece? Ou apenas enfraquece? Podemos dizer que ele começa a ficar abalado quando começa a ser acompanhado por conflitos muito constantes. É normalmente nesse momento que um dos parceiros decide buscar ajuda profissional. E a importância de ambos decidirem fazer terapia nesse momento é para que os sentimentos de prazer e amor não deixem apenas de ser acompanhados por sentimentos e emoções negativas, mas que não corram o risco de serem substituídos por eles….pois nesse caso pode ser realmente tarde demais. E não é isso que queremos, portanto seguem diversas dicas que poderão ajudá-los a convencer o seu marido ou esposa a tentar uma terapia de casal:

1.Terapia não é um tratamento exclusivo para pessoas com graves problemas mentais ou emocionais. Você sabia que nos Estados Unidos as pessoas encaram a terapia como uma forma de desenvolvimento pessoal e melhoria da qualidade de vida e muitas fazem terapia mesmo quando não estão tendo “problemas”? E sim, é isso mesmo que ela significa.

2. O mais comum é que as pessoas que não compreendem o que é uma terapia de casal tenham muitos preconceitos sobre esse tipo de tratamento. Então, uma das primeiras dicas que você entenda e faça o seu cônjuge entender o que é a terapia de casal. Explique a ele(a) que a terapia de casal é uma forma de resgatar ou construir algumas coisas que fazem falta no relacionamento. É também uma forma de identificar as causas de alguns conflitos e buscar soluções para que ambos fiquem satisfeitos com casamento. Essa explicação simples pode ajudá-lo(a) a diminuir o preconceito sobre o assunto.

3. Relembre com ele(a) bons momentos que passaram juntos e que já não existem mais. Comente sobre algumas coisas da relação que você sente que precisam da ajuda de um profissional e seja clara(o) sobre as situações da relação que você percebe que precisam ser melhoradas.

4. Seu parceiro pode sentir que você está querendo que ele mude ou sentir que você o(a) está culpando pelos problemas da relação. Lembre-se sempre : por mais que você saiba que ambos tem certa responsabilidade pelos conflitos, evite culpar apenas o seu parceiro(a) pela necessidade de buscar ajuda. Mostre a ele(a) que você também percebe seus erros e falhas e deixe claro que você acha que ambos talvez precisem do apoio de um profissional, não custa tentar, não é verdade? Se você não fizer isso o seu parceiro poderá entender que você o está culpando por tudo e poderá ficar ainda mais resistente.

5. Importante: esclareça ao seu parceiro(a) que buscar terapia não significa fraqueza, de jeito nenhum, mas sim sabedoria, humildade e inteligência em perceber e aceitar a ideia de que , assim como ele(a) pode ser profissional em alguma área e pode contribuir com o que sabe, é compreensível que um profissional com experiência em relacionamentos também tenha muito a contribuir nessa área, certo? Não custa tentar, afinal, se vocês não gostarem, basta interromper o tratamento.

6. Seu parceiro(a) pode ser mais reservado(a) e também dizer que não quer “ficar falando da sua intimidade para um desconhecido”. Nesse caso, explique a ele(a) que terapeutas de casais escutam histórias sobre o relacionamento de milhares de casais todos os dias e que por isso encaram os relatos e percebem essas histórias como algo completamente normal. Eles estão acostumados a lidar com as emoções e sentimentos dos seres humanos dentro da vida amorosa então sabem que estas emoções quase sempre se repetem, pois as questões são praticamente as mesmas.

5. Escolham o terapeuta juntos. Não decida apenas você mesma(o). Se informe sobre as diferentes abordagens (métodos), preços e locais e mostre-os ao seu cônjuge fazendo com que ele(a) também se envolva nesse processo.

6. Ele(a) também poderá dizer “Eu não acredito que funcione”. Nesse caso, comente sobre casais que vocês conhecem que fizeram esse tipo de terapia. Se possível, converse informalmente com eles para tirar dúvidas e perceber os principais benefícios do tratamento (que serão diferentes para cada casal, porém sempre são percebidos).

7a. Caso ele(a) diga que não vê necessidade para uma terapia, temos duas dicas principais. Primeiro, demonstre o quanto a terapia de casal e o relacionamento de vocês é importante para você. Mostre que você está disposta(o) a modificar comportamentos que possam incomodar o seu parceiro(a) ou a recuperar comportamentos que ele(a) gostava e que você deixou de fazer. Fale para ele(a) o quanto você o(a) ama e o quanto deseja melhorar a relação entre vocês.

7b. IMPORTANTE! Explique também que esta tentativa pode prevenir que o problema piore. Seu parceiro precisa perceber que a terapia de casal será importante para vocês melhorarem a relação antes que os problemas acumulem. Pois é isso que acontece com diversos casais que acabam se separando: o acúmulo dos conflitos, críticas e mágoas acaba enfraquecendo o amor que um sente pelo outro. Ambos começam a ter impressão ou até a certeza de que não são mais amados e de que também não amam mais, o que acaba esfriando a relação e afastando o casal. Com o tempo a consequência pode ser uma relação infeliz e sem vida ou até uma possível separação.

8. Se mesmo assim seu parceiro não aceitar fazer a terapia, tenha paciência. Espere um tempo para que ele reconheça essa necessidade. Não insista demais e se possível, apenas aponte para ele(a) nos próximos dias, algumas das questões que poderiam ser melhoradas com uma terapia. Se por exemplo, na semana seguinte vocês tiverem alguma discussão, utilize algum exemplo como alguma crítica que ele(a) fez a um comportamento seu, mostrando a ele(a) que a terapia poderia te ajudar também a modificar estes comportamentos. Lembre-se de nunca apontar algum comportamento que você não aprova no seu parceiro, mas sim, algum comportamento que ele não gosta que você tenha. Assim ele(a) começará a perceber , na prática do dia-a-dia, de que forma a terapia poderá ajudá-los e assim perceberá que ambos poderão ter muitos benefícios com o tratamento. Fazê-lo(a) perceber que a terapia poderá fazer com que você modifique um hábito que o(a) incomoda com certeza poderá fazê-lo repensar a sua decisão.

9. Outra dica é que vocês assistam juntos a filmes que falem sobre o assunto como por exemplo o filme um Divã para Dois, que mostra como esposa conseguiu convencer o marido a participar da terapia e, principalmente, como a terapia os ajudou a resgatar sentimentos perdidos em anos de casamento.

10. Você também pode mostrar a ele(a) os diversos benefícios da terapia de casal. Clique aqui para ver uma relação desses benefícios.

11. Agora, se mesmo após algumas semanas de reflexão e conversa o seu parceiro optar por não fazer a terapia,a nossa sugestão é a participação de vocês dois no Workshop Choice Coaching para casais. É um workshop de 10 a 12 horas que tem o mesmo objetivo da terapia de casal, porém, claro, de uma maneira mais rápida. Como assim o mesmo objetivo? Porque embora ele não substitua o tratamento, o workshop Choices visa ajudá-los a melhorar diversas questões do relacionamento sem a necessidade de partir para uma terapia de casal, pois ajuda o casal a perceber e identificar , com conhecimentos de psicologia, as causas principais dos conflitos que vivenciam, ajudando-os assim a eliminar essas causas e a solucionar e prevenir estes conflitos, aumentando a satisfação de ambos com o relacionamento. O Choices é o 1ª workshop do país que conta com uma metodologia realmente eficiente para prevenir e solucionar problemas de relacionamento, para saber como e por que realmente funciona , clique aqui.

Espero tê-los ajudado, e parabéns pela iniciativa em buscar ajuda. Essa atitude demonstra sabedoria, inteligência e humildade em saber que profissionais competentes de qualquer área sempre poderão contribuir com seus conhecimentos. Lhes desejo felicidades.

Sobre a profissional
Cintia Fernandes | Terapeuta de Casais. Psicóloga especializada em Terapia de Casais. Atendimento presencial (consultório em Curitiba) ou online. Atendimento de Casais e de Adultos Individual. Parceria com Babá (caso necessário, possuo parceria com uma babá para cuidar dos seus filhos durante a sessão, e no mesmo local do atendimento - na recepção que fica dentro do consultório, com uma caixa de brinquedos). A recepção ficará trancada e a chave ficará apenas comigo, de forma que ninguém possa entrar ou sair, garantindo assim a segurança dos seus filhos e a sua tranquilidade). Graduação em Psicologia pela PUCPR - 2005. Formação em Terapia Sistêmica de Casais – Instituto de Terapia e Centro de Estudos da Família – INTERCEF. Formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva - NYC Institute for Schema Therapy. Curso de Terapia de Casais – Centro de Estudos Avançados de Psicologia – CEAP. Atendimento com abordagem multidisciplinar, incluindo as duas abordagens consideradas mais eficientes para a Terapia de Casais: a Cognitivo-comportamental e a Terapia do Esquema, incluindo alguns conceitos da Teoria do Apego, da Gestalt , da Psicologia Sistêmica e da Psicologia Analítica. Idealizadora e criadora do método "MASP Choices", que associa a renomada Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP a diversas teorias de Psicologia e Comunicação, permitindo assim a aplicação desta metodologia na análise e resolução de conflitos dos relacionamentos amorosos, de forma simples, prática e eficiente. Criadora do Workshop Choices - Coaching para Casais (com base no método MASP-Choices, abordando as 15 áreas de conflitos mais comuns nos relacionamentos e as estratégias para amenizá-los). Palestrante. Fique à vontade para entrar em contato!

Envie o seu comentário

*