Castelo de Areia

Antes de dormir você costuma colocar o despertador para tocar mais cedo, para ter alguns minutos a mais de sono e assim ter o prazer de poder dormir um pouco mais no dia seguinte e não se sentir tão cansado… afinal será, como sempre, mais um dia “daqueles” .

Talvez também tenha investido tempo e dinheiro em cursos para poder ter um salário melhor.

Talvez você frequente ou esteja planejando frequentar uma academia para cuidar mais da saúde e se sentir mais satisfeito ao ver a própria imagem refletida no espelho (mais uma vez, investindo tempo e dinheiro).

Você liga de vez em quando para os seus pais, para matar as saudades, contar alguma novidade, desabafar ou apenas para que eles não se sintam muito “abandonados”…

Algumas vezes você procurar economizar passando alguns finais de semana em casa para poder economizar e realizar aquela viagem de final de ano, a qual você e sua esposa ou marido tanto desejam.

Você talvez tenha se esforçado para acordar mais cedo para preparar parte do almoço, já que não terá tempo de preparar tudo ao meio-dia, porque precisa levar o Mateus e a Maria Júlia para a escola.

Pode ser também que esteja trabalhando muito mais horas por dia para conquistar aquele cliente do qual você tanto precisa para poder receber um salário melhor e pagar para que alguém possa cozinhar pra vocês.

Você pode estar investindo tempo e dinheiro em um curso de inglês para ter mais oportunidades de carreira na empresa.

Ou, quem sabe, estar estudando arduamente para um cursinho preparatório, assim quando passar em um concurso poderá, finalmente ter mais estabilidade!

Você pode estar cortando alguns cinemas e almoços em restaurantes nos finais de semana para poder economizar um pouco e dar entrada no carro novo… pois já se passaram 7 anos e você anda apreensivo porque ainda não pôde trocar o seu.

Provavelmente você esteja sempre muito cansado(a) para chegar em casa e ouvir com paciência o que a sua esposa/marido tem para contar sobre o dia dele(a).

Pode ser que tua esposa ou marido tenha ficado triste quando, naquela quarta-feira ele(a) queria conversar mas você teve que ficar acordado(a) até 2h da madrugada para terminar a sua planilha de controle das finanças da família, e ele(a) teve que ouvir um “agora não, estou terminando um negócio muito importante aqui e amanhã ainda tenho um MONTE de coisas pra fazer”.

Pode ser que ele(a) esteja triste até hoje por isso. Muito provavelmente ele(a) nunca lhe dirá isso, até porque compreendeu e acabou relevando na hora….e também porque nem mesmo ele(a) percebe o quanto esses constantes “agora não porque…” tem se acumulado em seu coração como pequenas sensações  de descaso.

E provavelmente você não fará nada a respeito simplesmente porque, na pressa do dia-a-dia, pode nem ter percebido que ele(a) anda mais calado(a) e menos sorridente…

MAS a casa está limpa e organizada. Teu chefe tem andado mais satisfeito com o seu desempenho ou sua empresa talvez esteja crescendo em faturamento. Seu carro, em breve, será novamente um carro “do ano”. Você conseguiu emagrecer 4Kg e começou a tomar vitamina D para diminuir a fadiga.  A “caixinha” da viagem já tem alguns mil reais a mais e talvez vocês até possam estender a viagem por mais alguns dias..

Que bela sensação de missão cumprida… todas as coisas estão caminhando do jeito certo. O “único problema” é que você está louco(a) para fazer essa viagem em dezembro mas a sua esposa(marido) não parece estar tão animado quanto você….E você diz: “Mas justo agora que as coisas estão indo de vento em popa? Qual é o problema dessa vez? Você só reclama mesmo não é!!??”

Quanto tempo você investe por dia para o seu casamento…?

Quantas vezes por semana você diz ou pelo menos demonstra, com qualquer mínima atitude que seja, o quanto o(a) ama?

Quantas vezes por mês você se deitam um pouco mais cedo para poder conversar sem pressa?

Quanto tempo você investe por dia para tornar seu casamento melhor? Para terem mais cumplicidade?

Quantas vezes por semana você a(o) olha dentro dos olhos como quem demonstra estar realmente presente?

Você sabe dizer o quanto ou até SE a sua esposa ou marido está realmente se sentindo amado(a) por você?

Quanto tempo por dia você tem investido em “coisas realmente importantes”?

Pode ser que todas elas sejam sim importantes. Mas talvez você esteja “apenas” cometendo um erro de prioridade e assim, construindo um castelo de areia.

E o seu castelo, do que é feito?

Cintia Fernandes

Psicóloga e Terapeuta de Casais

Sobre a profissional
Cintia Fernandes | Terapeuta de Casais. Psicóloga especializada em Terapia de Casais. Atendimento presencial (consultório em Curitiba) ou online. Atendimento de Casais e de Adultos Individual. Parceria com Babá (caso necessário, possuo parceria com uma babá para cuidar dos seus filhos durante a sessão, e no mesmo local do atendimento - na recepção que fica dentro do consultório, com uma caixa de brinquedos). A recepção ficará trancada e a chave ficará apenas comigo, de forma que ninguém possa entrar ou sair, garantindo assim a segurança dos seus filhos e a sua tranquilidade). Graduação em Psicologia pela PUCPR - 2005. Formação em Terapia Sistêmica de Casais – Instituto de Terapia e Centro de Estudos da Família – INTERCEF. Formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva - NYC Institute for Schema Therapy. Curso de Terapia de Casais – Centro de Estudos Avançados de Psicologia – CEAP. Atendimento com abordagem multidisciplinar, incluindo as duas abordagens consideradas mais eficientes para a Terapia de Casais: a Cognitivo-comportamental e a Terapia do Esquema, incluindo alguns conceitos da Teoria do Apego, da Gestalt , da Psicologia Sistêmica e da Psicologia Analítica. Idealizadora e criadora do método "MASP Choices", que associa a renomada Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP a diversas teorias de Psicologia e Comunicação, permitindo assim a aplicação desta metodologia na análise e resolução de conflitos dos relacionamentos amorosos, de forma simples, prática e eficiente. Criadora do Workshop Choices - Coaching para Casais (com base no método MASP-Choices, abordando as 15 áreas de conflitos mais comuns nos relacionamentos e as estratégias para amenizá-los). Palestrante. Fique à vontade para entrar em contato!

Envie o seu comentário

*