Você sabe o significado da palavra “crise”?  Os conflitos se acumulam  e começam a afetar o amor, enfraquecendo o elo entre o casal e tornando-os a cada dia mais vulneráveis a novos conflitos. Se os casais não buscarem uma solução desde o momento em que esses problemas começam a surgir ou antes que se tornem cada vez maiores, o resultado será uma relação infeliz ou uma dolorosa separação. A palavra grega krisis reporta à ação de “separar”, “distinguir” e “decidir”. Estar em crise é ser chamado a fazer escolhas, que vão gerar mudanças e transformações.

As críticas, cada vez mais frequentes e carregadas de emoção entre os cônjuges, são o principal alerta para a chegada de uma crise. A palavra “crítica” vem do termo latino critica, “apreciação”, “julgamento”. Criticar é praticar a arte de avaliar e julgar. 

Essas críticas, suas e do seu parceiro, mesmo que inicialmente possam levadas em tom de brincadeira, já denotam que algo os está deixando desconfortáveis e a tendência desses pequenos desconfortos,  conforme o tempo passa, é de se acumularem e se fortalecerem, causando uma crise que, mais tarde, poderá se transformar em uma relação infeliz ou em uma difícil separação.

Para os chineses, a crise denota uma “oportunidade de crescimento”; é um momento decisivo e no qual você deve escolher entre permitir que a crise destrua anos de relação ou tomar alguma atitude para superá-la , tornando, assim, a sua relação mais fortalecida, saudável e satisfatória. Por isso, crises são realmente uma grande oportunidade de crescimento, pois após uma crise, há apenas dois caminhos: mudanças  e transformações para uma relação melhor ou o fim da relação.

Agora você entende porque as crises, que acontecem em todas as relações, são decisivas para alcançar a vida que você sempre desejou? Portanto, não desista de lutar pelo amor da sua relação; antes, faça tudo o que for possível para mantê-la ou até recuperá-la, pois diante dessa situação, você poderá ter apenas duas escolhas:

  1. Não tentar uma solução e permitir que os conflitos se acumulem ainda mais , causando crises e…

A manutenção de um relacionamento infeliz e repleto de brigas, acusações, tristeza,  insatisfação, insegurança, evitação e sofrimento emocional incluindo o risco de doenças físicas ou emocionais (infelizmente também acontece com muita frequência).

 imagesTerapia de Casal - BrigasAcusadorescomunicacao-no-casamento
Ou uma dolorosa separação e o insistente arrependimento por não ter tentado resolver a tempo.
pros-e-contras-das-brigas-de-casal-1275408626530_615x300

2. Tentar uma solução para amenizar os conflitos, recuperando assim os sentimentos positivos um pelo outro e tornando o relacionamento mais saudável e mais satisfatório.                                                             casal_conversando_

Portanto, ainda que você pense que possa não funcionar, ou que, mesmo após essa tentativa, a decisão de ambos seja por uma separação (caso esta seja necessária para manter a saúde emocional de ambos), ao menos tente. Das 2 opções que você tem, a única que pode trazer alguma probablidade de melhoria é tentar. E se não funcionar (o que tem sido muito raro), pelo menos você poderá ter a tranquilidade de saber que tentou e fez a sua parteMilhares de casais que já passaram pela mesma situação fizeram esse esforço,  conseguiram salvar suas relações e se poupar das inevitáveis perdas do fim de uma relação. Apenas por estar tentando, o amor  estará, sim, ao seu lado, quer você acredite nisso ou não. Pois ao tentar, você diz sim ao Amor e a energia desse profundo sentimento passa, naturalmente, a te fortalecer e a te auxiliar nessa luta.

Se o que os uniu foi um amor verdadeiro, a sua “brasa” ele sempre estará lá, resistindo, mesmo que pareça estar “coberta e sufocada” pelas cinzas de tantos conflitos. Cabe a vocês a decisão de começar a “assoprar essas cinzas” para que ele possa ressurgir, forte e brilhante outra vez… como já foi no passado, você se lembra?

Portanto, os próximos anos das suas vidas está em suas mãos, o que você vai fazer com eles? Ler esse site ao buscar conhecimento e ajuda já é o primeiro passo dado. Parabéns pela atitude de coragem, siga em frente pois você está no caminho certo.

Porém, caso você ou seu parceiro(a) ainda não se sintam preparados  ou não achem que seja necessária uma terapia de casal, a nossa sugestão é o Workshop Choices | Coaching para Casais, um workshop de 12 horas (3 horas por semana), que pode ser presencial ou online, que também tem objetivos terapêuticos e oferece estratégias práticas e eficientes para que os casais possam:
1. Identificar os principais conflitos do seu relacionamento;
2. Identificar e compreender as suas possíveis causas (com base no cruzamento dos traços de personalidades de ambos os parceiros – identificadas por meio de 6 diferentes abordagens);
3. Aprender estratégias simples , práticas e eficientes para amenizar e prevenir esses conflitos.

Lembrando que o workshop pode ser presencial ou online. Para saber mais sobre o Workshop Choices e sua eficiente e exclusiva metodologia de solução de problemas, clique aqui.

“Assistimos ao workshop online e o que mais nos agradou foi a possibilidade de termos o conteúdo um pouco mais personalizado para o nosso caso, pois nos ajudou a enxergar com mais clareza as causas dos nossos atritos e também a saber o que fazer para evitar que eles se repitam. Gostamos em especial dos temas dos conflitos vinculares,  da sexualidade  e da rotina. Estes, a nosso ver,  foram uns dos mais interessantes. Agradeço em meu nome e em nome do meu esposo. Atenciosamente, F.S.M”

F. S. M., Dermatologista, Casada há 6 anos.

“Não imaginei que os resultados poderiam ser tão visíveis e reais. Em apenas algumas semanas eu e meu marido conseguimos conversar, compreender e mudar a forma como estávamos interpretando diversas situações que estávamos vivenciando… foi realmente surpreendente. Indico e assino embaixo. Muito obrigada pela oportunidade e pelo cuidado que vocês tiveram conosco!”

Renata S. B. Casagrande, Gerente de Logística, Casada há 9 anos
  1. Nome *
    * Por favor insira o seu nome
  2. Email *
    * Por favor inserir um email válido
  3. Dúvidas ou comentários *
    * Por favor inserir uma mensagem