Quem pensa não trai

A traição abala os lares, destrói famílias e aniquila sentimentos.

Se você tem se sentido atraído por alguém e está se sentindo inclinado a cometer um ato de infidelidade, seguem algumas reflexões importantes, com base em depoimentos reais, que poderão te ajudar a não optar por esse caminho:

  1. Você será descoberto(a) : Pode até tardar, mas seus atos virão à tona. Assim como não existe crime perfeito, uma traição também deixa vestígios reveladores.
  2. Você não encontrará mais do que prazer momentâneo: Muitos dizem que buscaram fora do casamento a variedade e o prazer, mas que tudo não passou de grande ilusão. Esse é apenas um entre os vários relatos: “(…)todas as vezes era bom na hora, mais no minuto depois, eu já estava totalmente arrependido, mal comigo mesmo, pois sei que fiz uma coisa muito errada, não consigo me perdoar”.
  3. Você vai causar grande dor: Admitir que você esteja sendo traída ou traído é um dos sentimentos mais duros que um ser humano pode sentir. E você não magoará apenas o seu cônjuge mas sim toda a sua família, pois filhos e parentes próximos também sofrerão as consequências de seus atos.
  4. A estrutura familiar ficará abalada : Uma família que enfrenta essa situação perde o prumo e se desorganiza totalmente. Revolta, tristeza, mágoa são as emoções que imperam. Crianças e adolescentes costumam apresentar problemas na escola e nos relacionamentos, muitos se tornam agressivos.
  5. Não é fácil recuperar a confiança: A pessoa que trai passa a ser considerada alguém que não merece muita confiança. Então mesmo que se arrependa e seja perdoado(a), levará muitos anos para se reconquistar a confiança do outro. Na maioria dos casos, mesmo quando o casal retoma o relacionamento, ele tende a nunca mais ser o mesmo devido a intensidade da dor causada ao outro e a toda a família.
  6. Sua fama de infiel influenciará outros relacionamentos: Não é só a família que perderá a confiança em você, outras pessoas se afastarão, pois ficarão receosas em conviver com você. Mesmo profissionalmente esse ato terá consequências negativas. Você já deve ter ouvido algo do tipo: “Se trai a mulher (ou o marido) imagine o que não é capaz de fazer com os outros”.
  7.  Você chegará ao “fundo do poço”: Uma pessoa que trai já demonstra problemas com a autoestima, mas as consequências da traição, mesmo antes de ser descoberta, são ainda mais danosas. Você terá culpa por ter sucumbido à própria fraqueza, se sentirá uma pessoa covarde e indigna.
  8. Nada justificará o seu ato: Problemas no casamento? Insatisfação? Carência? As situações podem ser muitas, mas nada justifica a traição. Ninguém é obrigado a viver com outro, mas respeitar é questão de caráter.
  9. Você quebrará o vínculo: Mesmo que vocês decidam manter o casamento, a quebra no vínculo já aconteceu, o relacionamento ruiu. Você terá que se esforçar muito para influenciar seu cônjuge na construção de um novo relacionamento, mais autêntico e satisfatório pra ambos e mesmo assim a maior probabilidade é de que a relação nunca mais seja como era antes.
  10. Você terá que se perdoar:Para reconstruir a sua vida, mantendo o casamento ou não, a busca pelo perdão a si mesmo é imprescindível. Não é um caminho fácil, mas é o único que lhe trará a paz que você precisa para voltar a sentir-se íntegro(a) e capaz de edificar situações mais felizes.

Quem pensa não trai, simplesmente porque não é uma atitude inteligente comprometer-se com consequências tão difíceis e dolorosas. Mas não ter pensado também não é justificativa, além de ser mais uma mentira, afinal somos seres pensantes e capazes de controlar nossos instintos.

 

Se quiser uma das dicas mais importantes é não se aproximar do que te tenta, não permitir que as ocasiões se tornem realidade. Acha a sua colega de trabalho atraente? O seu dentista está te dando mais atenção do que deveria e você esta se sentindo atraída por ele? Corte os laços, simplesmente se afaste do outro. Se não puder fazê-lo, deixe CLARO que você quer respeitar o seu casamento.

E ore. Se acredita em Deus melhor, mas mesmo se não acredita, ore, pois apenas o fato de orar já é uma demonstração de fé. E ao orar, acreditando que ela realmente pode fazer efeito, liberamos e recebemos energia positiva (a energia de Deus), e através dessa oração ajudamos a dissipar as energias negativas inerentes ao desejo de trair. Pois ter esse desejo é ser afetado por essas energias negativas e a única forma de dissipá-las e vencê-las é usando o escudo da energia positiva, sempre alcançada com as orações.

Ore, pois como todas as tentações, a traição é algo que parece doce e prazeroso mas que poderá destruir tudo o que você tem de mais valioso. Se não parecesse tão irresistível ninguém o faria certo? É justamente por isso que parece ser tão difícil de resistir, justamente para que todos caiam e sucumbam a essa terrível enganação, sempre disfarçada de alegria e prazer.

Além disso, busque resolver todas as suas insatisfações com o seu cônjuge, antes que elas se intensifique e acabem por prejudicar a sua relação, seja com ou sem atos de infidelidade.

Texto adaptado, da fonte: site familia.com.br.

Como a terapia de casal pode ajudar? Auxiliando o cônjuge que está sentindo-se atraído por outra pessoa a melhorar significativamente o seu casamento ou, se já o considera bom o suficiente, a compreender o que exatamente o está fazendo sentir esse desejo. Ao enxergar a realidade, o cônjuges se tornarão mais aptos a fortalecerem o casamento e a se fortalecerem diante do desejo de trair; e, assim, a se livrarem das péssimas consequências desse ato.

Sobre a profissional
Cintia Fernandes | Terapeuta de Casais. Psicóloga especializada em Terapia de Casais. Atendimento presencial (consultório em Curitiba) ou online. Atendimento de Casais e de Adultos Individual. Parceria com Babá (caso necessário, possuo parceria com uma babá para cuidar dos seus filhos durante a sessão, e no mesmo local do atendimento - na recepção que fica dentro do consultório, com uma caixa de brinquedos). A recepção ficará trancada e a chave ficará apenas comigo, de forma que ninguém possa entrar ou sair, garantindo assim a segurança dos seus filhos e a sua tranquilidade). Graduação em Psicologia pela PUCPR - 2005. Formação em Terapia Sistêmica de Casais – Instituto de Terapia e Centro de Estudos da Família – INTERCEF. Formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva - NYC Institute for Schema Therapy. Curso de Terapia de Casais – Centro de Estudos Avançados de Psicologia – CEAP. Atendimento com abordagem multidisciplinar, incluindo as duas abordagens consideradas mais eficientes para a Terapia de Casais: a Cognitivo-comportamental e a Terapia do Esquema, incluindo alguns conceitos da Teoria do Apego, da Gestalt , da Psicologia Sistêmica e da Psicologia Analítica. Idealizadora e criadora do método "MASP Choices", que associa a renomada Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP a diversas teorias de Psicologia e Comunicação, permitindo assim a aplicação desta metodologia na análise e resolução de conflitos dos relacionamentos amorosos, de forma simples, prática e eficiente. Criadora do Workshop Choices - Coaching para Casais (com base no método MASP-Choices, abordando as 15 áreas de conflitos mais comuns nos relacionamentos e as estratégias para amenizá-los). Palestrante. Fique à vontade para entrar em contato!

Envie o seu comentário

*