Dicas de Como Manter a Paixão no Casamento (e Fugir da Rotina)

Todos sabemos que manter ou reacender a paixão após anos de convivência não é uma tarefa fácil porém, ainda assim é essencial que ambos os parceiros tenham consciência da importância de se tomar pelo menos algumas atitudes para fugir um pouco da rotina, e assim reavivar o relacionamento  e superar as consequências do seu desgaste com o dia-a-dia.

Com os anos é natural cairmos na rotina; com ela vem a acomodação e então ficamos sempre na mesma situação.. às vezes insatisfeitos,  mas mesmo assim sem ânimo para mudar de atitude, pois para isso é preciso esforço para sair da zona de conforto. Mas, o fato é que sim, como acontece em todas as áreas da vida, devemos fazer certo esforço se quisermos melhorar a qualidade da nossa relação mas saiba que sempre valerá a pena! Se ainda está na dúvida, você pode fazer um balanço sobre o que lhe custaria mais: tomar algumas das atitudes abaixo ou tolerar o desânimo e insatisfação geral de um casamento morno e sem vida. Acho que todos sabemos a resposta, certo?

Faça muito sexo

Quando transamos nosso corpo libera oxitocina, um hormônio que ajuda a criar laços emocionais com o parceiro. Não sentir tanta vontade como no início do relacionamento é absolutamente normal, portanto, nesse caso, faça o possível para gerar essa vontade com mais frequência, tanto para você mesmo como para o seu parceiro.

Proteja o quarto

Nada de discutir a relação ou fazer planilhas de orçamento na cama. O quarto é lugar sagrado para namorar e deve estar associado sempre a bons momentos.

 Seja clara(o) quando se incomodar com algo

Quase todos os homens e também algumas mulheres não entendem e se irritam muito com indiretas. “Mulheres/homens que abrem o jogo e conversam quando estão insatisfeito(as) saem na frente do(as) que ficam nas indiretas”. Por isso, seja sincera(o).

Não leve coisas pequenas tão a sério e TOME UMA ATITUDE ao invés de reclamar

Se você ficou chateada(o) por ele/ela ter esquecido algo, não feche a cara esperando até ele (a) se lembre. Resolva a situação, e depois apenas comente que você gostaria que ele(a) tivesse feito o que vocês combinaram. Tome uma atitude DIFERENTE e surpreenda-o(a).

Mantenha a sua individualidade

Nada menos interessante e apaixonante do que alguém que não tem identidade própria. Você não deve (nem o outro costuma pedir) que você deixe a sua vida de lado para “passar a gostar ou a não gostar de tudo” que o outro gosta ou não gosta. Abra seus horizontes e aprenda sim novos hábitos com o seu parceiro, mas além de aumentar seu repertório de amigos e atividades, mantenha-se fiel à sua personalidade, ou a vida que você levava antes de conhece-lo era tão desinteressante assim? Se era, busque se conhecer mais para encontrar prazer em quem você é e não apenas em quem você é quando está com o outro.

Beije de verdade

Não transforme a maioria dos beijos da relação em selinhos. O beijo apaixonado, daqueles de cinema, tem efeito surpreendente para despertar e manter a intimidade de um casal. Claro que vocês não precisam protagonizar cenas hollywoodianas toda hora, mas cuidado para também não deixar a relação esfriar de forma isolada em meio a milhares de selinhos automáticos e despercebidos.

Realize algumas fantasias (e elas já foram realizadas, procurem novas!)

Nada mais sedutor e excitante do que descobrir desejos novos, que antes não se conhecia no parceiro.  A sensação de novidade e de aventura sempre ajuda a dar aquela apimentada na relação. Por isso, peça para ele/ela realizar uma fantasia sua – qualquer que seja.

Cuide da aparência

Não importa se atualmente você está acima do peso o acabou de fazer uma cirurgia e não está se sentindo muito atraente. Todos nós sempre podemos cuidar da nossa aparência. Mesmo que a época não esteja muito propícia, o simples ato de melhorar alguns aspectos da aparência já causam dois efeitos importantes: você se torna mais atraente e também se sente mais atraente o que faz com que, ao final, toda a sua linguagem resulte em uma pessoa, de fato, mais atraente, aos olhos de todos, inclusive do seu parceiro.

Estimule a paquera

Quanto mais tempo vocês passam paquerando um ao outro, mais forte o relacionamento fica. Uma pesquisa da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostra que longos flertes fazem com que os casais se aproximem. Portanto, volte a provocar o seu parceiro. Que tal combinar um encontro em um local mais intimista e onde vocês possam ir bem vestidos?

Esquente a manhã
Para as mulheres: se sua roupa de dormir inclui camiseta e shorts, use algo mais sensual ou apenas tire-os durante a noite para que ele encontre uma surpresinha assim que o despertador tocar.

Prolongue o sexo

Depois de algum tempo as preliminares ficam mais repetitivas, normal. Porém, busque sempre novas formas de preliminares que possam excitar o seu parceiro. Elas são essenciais para que a duração do sexo como um todo seja prolongada e vocês possam passar um tempo maior de intimidade, e melhor intimidade com qualidade. Nada mais eficiente para reacender a paixão no casamento.

Não mate a sedução 

A intimidade, como todos sabem, também pode ser inimiga da sedução. Depilação, tirar sobrancelha, “espremer” espinhas, “fazer xixi” e outros momentos íntimos e nada atraentes devem ser feito sempre a sós. Acredite, eles definitivamente matam qualquer sedução, e matam mais quanto mais forem acumulados ao longo dos anos.

Cultive o riso

Quebre momentos de tensão ou rotina maçante com comentários divertidos ou simples brincadeiras inusitadas. Ambos devem sempre se lembrar de que a vida a dois, mesmo após anos de casamento e da previsibilidade que o tempo traz, também pode leve e divertida.

Tenham uma noite semanal

Pode ser alguns minutos, várias horas ou o dia todo. Pode ser difícil, mas a tentativa de poder tirar umas horas somente para o casal, planejando atividades engraçadas, românticas, caminhando juntos, indo a cinemas ou mesmo ao supermercado juntos, algo produtivo que ajude os dois a desligar da rotina e focar um no outro e que fortaleçam o casamento é mandatória para manter a chama.

Planejem uma nova lua de mel

Não é necessário um investimento muito alto, o importante nesse momento é que o, lugar e as atividades e principalmente a conexão que será estabelecida entre o casal durante esses dias, agrade a ambos. Planejem um feriado prolongado, um final de semana para fugir da rotina e irem a algum lugar,  perto ou distante, mas de forma que ajudem os dois a se desligarem de tudo: trabalho, parentes, filhos, tarefas do dia-a-dia. Tenha certeza que os filhos ficarão com alguém de confiança, e desliguem tudo, TV, telefone, computador e aproveitem um ao outro como na se estivesse na primeira lua de mel.

Troca de mensagens picantes.

Essa é uma boa maneira de se paquerar no casamento. O casal precisar reestimular a relação com as surpresas que terão ao voltar pra casa. Claro que a rotina, além de confortável é inevitável, mas ela pode ser amenizada e esses momentos são extremamente importante para se manter uma relação satisfatória. Então, de vez em quando, tente aguçar a mente do seu marido ou esposa enviando alguma imagem sensual e insinuante de um casal se beijando com grande desejo, ou contando um pensamento erótico que você tenha tido ou mesmo de alguma cena de sexo de um filme que se lembre.

Marcar encontros ocasionais. 

Uma boa forma de tornar o casamento mais interessante é dia ou outro jogar a rotina pela janela. Deu vontade de ver um filme no cinema ou de conhecer aquele restaurante que abriu recentemente? Faça o convite e não permita que a acomodação tire de vocês a vontade de curtir também outras as coisas boas da vida, além de descansar e ver televisão ou filmes apenas em casa.

Surpreenda

A previsibilidade é umas das maiores inimigas do desejo sexual. Quando um sabe exatamente do que outro gosta e como vai reagir qualquer situação, a chance de o casal cair na acomodação a longo prazo é muito grande. A rotina destrói a nossa necessidade de novidade e mudança, porque gera acomodação e a cada dia mais resistimos a nos manter na zona de conforto. “Há a necessidade de mistério nos relacionamentos, o que sugere inclusive a conquista diária dos parceiros. Mas sim, realmente dá certo trabalho reconquistar. Mas se permitirem que essa acomodação vença a sua vontade de ter um relacionamento mais estimulante, o futuro estará traçado: ambos se sentirão entediados e passarão a agir no piloto automático, situação que todos conhecemos muito bem.

E se a rotina já estiver no DNA do casal, não adianta nem sugerir uma visita a um motel, por exemplo, pois os dois chegam lá e fazem tudo igual como em casa. Portanto não basta mudar de local, deve-se mudar de atitude! Manter a chama acesa significa colocar combustível na relação! Portanto, faça diferente e aguce os desejos eróticos do seu parceiro meio da fantasia sexual. Ela traz mistério, gera desejo, estimula e fortalece a relação.

Veja o filme “Um Divã pra Dois”

O filme, com a Meryl Streep e Tomy Lee Jones  mostra , de forma divertida mas muito verdadeira, algumas das nuances do relacionamento que fazem os casais se reapaixonarem, como um pouco mais de “aventura” sexo de qualidade, mistério,  imprevisibilidade, risos e muito diálogo, entre outras das dicas mencionadas acima.

Sinopse: Kay (Meryl Streep) e Arnold Soames (Tommy Lee Jones) estão casados há 30 anos. O relacionamento entre eles caiu na rotina e há tempos não tem algum tipo de romantismo. Querendo mudar a situação, Kay agenda para ambos um fim de semana de aconselhamento com o dr. Feld (Steve Carell), que passa a lhes dar conselhos sobre como reavivar a chama da paixão. Clique AQUI para ver o trailler.

E como a terapia de casala pode ajudar nesse sentido?

Auxiliando os parceiros a identificar as principais causas individuais (e da interação) que os fazem manter o comportamento atual  e auxiliá-los a superar as dificuldades e resistências para adotar novos comportamentos.

E então, dispostos a tomar alguma atitude?

Sobre a profissional
Cintia Fernandes | Terapeuta de Casais. Psicóloga especializada em Terapia de Casais. Atendimento presencial (consultório em Curitiba) ou online. Atendimento de Casais e de Adultos Individual. Parceria com Babá (caso necessário, possuo parceria com uma babá para cuidar dos seus filhos durante a sessão, e no mesmo local do atendimento - na recepção que fica dentro do consultório, com uma caixa de brinquedos). A recepção ficará trancada e a chave ficará apenas comigo, de forma que ninguém possa entrar ou sair, garantindo assim a segurança dos seus filhos e a sua tranquilidade). Graduação em Psicologia pela PUCPR - 2005. Formação em Terapia Sistêmica de Casais – Instituto de Terapia e Centro de Estudos da Família – INTERCEF. Formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva - NYC Institute for Schema Therapy. Curso de Terapia de Casais – Centro de Estudos Avançados de Psicologia – CEAP. Atendimento com abordagem multidisciplinar, incluindo as duas abordagens consideradas mais eficientes para a Terapia de Casais: a Cognitivo-comportamental e a Terapia do Esquema, incluindo alguns conceitos da Teoria do Apego, da Gestalt , da Psicologia Sistêmica e da Psicologia Analítica. Idealizadora e criadora do método "MASP Choices", que associa a renomada Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP a diversas teorias de Psicologia e Comunicação, permitindo assim a aplicação desta metodologia na análise e resolução de conflitos dos relacionamentos amorosos, de forma simples, prática e eficiente. Criadora do Workshop Choices - Coaching para Casais (com base no método MASP-Choices, abordando as 15 áreas de conflitos mais comuns nos relacionamentos e as estratégias para amenizá-los). Palestrante. Fique à vontade para entrar em contato!

Envie o seu comentário

*