Milagre Vida Profissional 1

Problema/Situação/ Contexto

No ano de 2001 ou 2002, quando eu estava no 3º  ano da faculdade de Psicologia (PUCPR), durante um dos estágios que era realizado em um hospital psiquiátrico com pacientes dependentes químicos, eu acabei me emocionando muito com a história de vida de um deles, e quando a professora e supervisora percebeu que eu estava chorando em silêncio, ela me chamou para fora sala e me disse (lembro muito bem das palavras dela): “Você NUNCA vai ser uma boa psicóloga se você não souber segurar as suas emoções e chorar assim na frente do paciente!” . De certa forma, concordo com o alerta dela, porém, eu tinha apenas 19 anos e essas palavras tiveram um grande peso pra mim. Além disso, sim, eu era realmente muito empática e era tanto que, unindo isso a ingenuidade dessa idade, eu acabei decidindo que não conseguiria ser “feliz” se seguisse essa profissão, já que “como eu era muito sensível, eu imaginei que iria sempre sofrer muito com o sofrimento de cada um dos meus futuros pacientes”.

Então, naquele mesmo mês, depois de muito refletir sobre o “meu futuro” que, também pela ingenuidade e inexperiência de vida, eu imaginava que poderia “controlar”, eu acabei desistindo da profissão de psicóloga clínica. Eu iria, a partir dali, me concentrar em concluir a faculdade de Psicologia e, depois disso, faria uma pós-graduação em marketing, para trabalhar com “comportamento do consumidor”, que era uma área relativamente nova e que também me interessava bastante.

Concluí a faculdade de Psicologia e então comecei, ao mesmo tempo, a fazer a pós graduação em Marketing nas sextas e sábados (graças a Deus, a minha família – meus pais – podiam me apoiar nisso). Procurei emprego por alguns meses e, percebendo a grande lacuna de conhecimento que havia entre tudo que aprendi com a Psicologia, o que esteva aprendendo com o Marketing e tudo o que seria importante saber para trabalhar no mundo corporativo, resolvi também começar uma segunda faculdade, dessa vez em Administração. Assim, eu poderia ficar mais preparada para os desafios dessa minha nova e futura realidade.

Então, aos 24 anos eu estava formada em Psicologia, cursando uma pós em Marketing nas sextas e sábados e a faculdade de Administração, de segunda a quinta. Para acelerar o processo, resolvi me matricular nas matérias de Administração pela manhã e pela noite, assim conseguiria terminar essa segunda faculdade em aproximadamente 3 anos. Foi uma época de muita dedicação e esforço, mas eu vivia constantemente motivada e feliz por sentir que estava no caminho certo para um futuro mais promissor. Mas faltava ainda encontrar um trabalho na área de marketing, para ir adquirindo experiência e não atrasar tanto a minha tão sonhada independência financeira. Mas comecei a pensar em como conseguiria dar conta de tudo sendo que as aulas de manhã iam das 7h45 às 11h45, as da noite, das 19h às 22h45 e ainda havia as aulas da pós nas sextas a noite e nos sábados pela manhã.

Além disso, como as matérias eram bimestrais, havia prova de todas as matérias uma vez por mês. Pela manhã e pela noite.

Mesmo assim comecei a orar pedindo muito a Deus que me abençoasse com um trabalho meio-período que, nesse caso deveria ser um estágio de 4h, para eu poder aprender o que fosse possível até concluir os novos cursos.

Oração

Minha mãe havia me ensinado a importância de fazermos orações sempre bem específicas e em detalhes, porque ela dizia que Deus é um Deus de “detalhes”.

Escrevi então, uma oração, que comecei a fazer todos os dias: “Deus, por favor Pai, eu gostaria muito que o Senhor me ajudasse a encontrar um estágio com esses detalhes, que serão muito importantes pra eu não atrasar a minha vida profissional…Eu gostaria muito que:

1. Fosse um estágio na área de administração, psicologia ou marketing;

2. Numa empresa grande;

3. Que se possível, fosse uma multinacional;

4. Que me permitisse ser efetivada depois do estágio;

5. Que fosse meio período, e de exatamente 4h porque de 6h não seria viável;

6. Que fosse a tarde (pois eu só poderia adiantar a faculdade se estudasse de manhã e de noite);

7. Que eu gostasse do ambiente de trabalho (físico) e das pessoas;

8. E que se possível… tivesse um bom salário;

9. E que se possível… mas somente “se realmente possível”… ainda fosse perto da faculdade, já que eu teria que fazer o trajeto entre os dois 2x por dia”.

Esse último pedido eu literalmente fiz com um pouco de “vergonha” de Deus, contanto que cheguei até a pedir desculpas por estar exigindo “tanto”. Lembro que, na oração, falei exatamente isso, me desculpa Deus… não quero pedir tanto… então isso seria apenas se realmente fosse possível. E procurei me consolar com a ideia de que não era uma exigência…, mas somente um comentário sobre uma possível “cereja no bolo”. E que eu sei que Ele faria apenas se fosse da vontade dEle e que se eu pudesse realizar apenas uma parte desse pedido ou até se não pudesse realizar NADA disso, eu iria entender que não estaria sendo a vontade dEle.

Na verdade, isso é o que falo (e realmente sinto) em todas as minhas orações de petição.

Milagre

Em torno de 2 meses depois eu comecei a me inscrever em programas de estágio de várias empresas, daqueles que tem várias etapas e tive algumas aprovações.

Porém eu acabei escolhendo, claro, o que mais me parecia promissor é que mais encaixava nas minhas necessidades; que foi um estágio na ExxonMobil, a maior empresa petroleira do mundo, e que tinha se encaixava 100% em todos os itens que eu havia pedido naquela oração:

1. Estágio em RH (administração COM psicologia)

2. Meio- período

3. A tarde

4. Excelente salário para um estágio de 4h (entre os 3 maiores para estagiários daquela época)

5. Multinacional

6. Empresa de grande porte

7. Fui efetivada com um ótimo salário para a minha idade e para aquela época

8. Trabalhei com a equipe mais maravilhosa que já conheci até hoje, a qual me proporcionou algumas amizades que encontro até hoje e ainda…

9. A distância entre a faculdade e a empresa era de apenas 5 quadras.

Com isso eu consegui, não somente concluir a faculdade de Administração em menos tempo, como também trabalhar, aprender muito, ganhar um ótimo salário e ainda, depois de 1 ano, ser efetivada na empresa.

Sobre a profissional
Cintia Fernandes | Terapeuta de Casais. Psicóloga especializada em Terapia de Casais. Atendimento presencial (consultório em Curitiba) ou online. Atendimento de Casais e de Adultos Individual. Parceria com Babá (caso necessário, possuo parceria com uma babá para cuidar dos seus filhos durante a sessão, e no mesmo local do atendimento - na recepção que fica dentro do consultório, com uma caixa de brinquedos). A recepção ficará trancada e a chave ficará apenas comigo, de forma que ninguém possa entrar ou sair, garantindo assim a segurança dos seus filhos e a sua tranquilidade). Graduação em Psicologia pela PUCPR - 2005. Formação em Terapia Sistêmica de Casais – Instituto de Terapia e Centro de Estudos da Família – INTERCEF. Formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva - NYC Institute for Schema Therapy. Curso de Terapia de Casais – Centro de Estudos Avançados de Psicologia – CEAP. Atendimento com abordagem multidisciplinar, incluindo as duas abordagens consideradas mais eficientes para a Terapia de Casais: a Cognitivo-comportamental e a Terapia do Esquema, incluindo alguns conceitos da Teoria do Apego, da Gestalt , da Psicologia Sistêmica e da Psicologia Analítica. Idealizadora e criadora do método "MASP Choices", que associa a renomada Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP a diversas teorias de Psicologia e Comunicação, permitindo assim a aplicação desta metodologia na análise e resolução de conflitos dos relacionamentos amorosos, de forma simples, prática e eficiente. Criadora do Workshop Choices - Coaching para Casais (com base no método MASP-Choices, abordando as 15 áreas de conflitos mais comuns nos relacionamentos e as estratégias para amenizá-los). Palestrante. Fique à vontade para entrar em contato!

Envie o seu comentário

*